quinta-feira, 3 de maio de 2007

Prefeitura destrói patrimônio artístico a marretadas


A vereadora Margarete Moraes recebeu ontem, dia 24, denúncia que o painel do artista plástico Mauro Fuke, na Av. Vasco da Gama, estava sendo destruído amarretadas. No local, foi informada que a agressão se justificava por que haviadescolamento de parte dos azulejos, que poderiam cair. Para Margarete, éincompreensível que a obra de renomado artista, escolhida por edital, não recebamanutenção e que sua derrubada seja a única solução para o descolamento de alguns azulejos.

A obra do artista Mauro Fuke foi uma das quinze contempladas pelo projeto Espaço Urbano - Espaço Arte, promovido pela Prefeitura quando Margarete Moraes era secretária da Cultura. O projeto, com trabalhos selecionadas através de edital público, tinha por objetivo abrir espaço para que artistas plásticos valorizassem o espaço urbano, dando significado e dialogando com a população. Havia espaço para a obra instigadora, que provoca novas idéias, e a reconciliadora, que harmoniza e reconcilia a população com determinado local. A ação contou com o reconhecimento dos moradores da cidade e da comunidade artística internacional.
O projeto foi extinto pela atual administração municipal. Para Margarete Moraes “é um escândalo que a Secretaria Municipal da Cultura não crie nada de novo, não conserve e ainda destrua o que já existe”. Mais preocupante é este não ser um fato isolado. A mesma atitude foi adotada em relação ao auditório Araújo Vianna que, ao invés de ser reformado, fechou suas portas há mais de dois anos, fazendo que o descaso e as pombas acabem com mais este patrimônio dos porto-alegrenses. O atual secretário da Cultura diz não haver previsão de restauro da obra.

Do boletim eletrônico da vereadora Margarete Moraes


Powered by ScribeFire.

2 comentários:

Cé S. disse...

vandalismo oficial! meu amigo, esta direita que governa o rs é muito além da imaginação.

Cé S. disse...

dá uma olhada no que diz a prefeitura:
: "Fuke compreendeu o risco que isto significava para os passantes e autorizou a retirada imediata do painel restante."

a coisa rolou depois da vereadora receber a denúncia.