domingo, 27 de maio de 2007

Dois pesos, duas medidas.

Mexer com a elite é cutucar um vespeiro. Seus arautos não se envergonham em dar declarações, no mínimo indecentes, para defender o bom e velho stablishment. Todos os dias, centenas de pobres são presos por crimes dos mais variados. Ficam encarcerados sem assistência jurídica e há inúmeros casos de detentos com sentenças já cumpridas que continuam nos presídios.
As máscaras estão caindo e, em breve, teremos na constituição que foi promulgada a oficialização de duas castas. As dos ricos e intocáveis, com o poder de enriquecer às custas do dinheiro da segunda casta, composta da mão de obra barata, marginalizada e que não possui nenhum privilégio.
Angélica Aparecida de Souza Teodoro, jovem negra, moradora da periferia da metrópole, mãe precoce desde os 16 anos, desempregada, filha de pais pobres e negros, abandonada da escola, excluída da sociedade, indefesa, seqüestrada no direito de ter futuro e desamparada pela Justiça.
Em 16 de novembro de 2005, aos 18 anos, Angélica foi encarcerada numa cela fétida do Cadeião Pinheiros, na capital paulista, juntamente com outras mulheres acusadas de cometimento de variados tipos de crimes. O motivo do encarceramento foi a tentativa de furto de um pote de margarina de valor de R$ 3,20, ocorrida num mercadinho próximo à sua casa. Esse tenebroso crime, sofisticado com o ocultamento da margarina dentro do boné que usava, foi cometido num momento de desespero, pois, segundo suas próprias palavras, “não agüentava ver o filho de dois anos passar fome”.
 blog it

Nenhum comentário: