domingo, 29 de julho de 2007

O manete e a mídia maneta.

Bem, ainda tentando me inteirar de todos os fatos da semana e, principalmente, do desenrolar das investigações do acidente da Tam, faço a imagem mental de um maneta tentando fazer malabarismo com 4 malabares. Poderiam ser 3 mas é sabido que tem gente boa que pode fazer, com uma mão, o que muitos não conseguiriam com quatro. Mas essa imagem do maneta e os quatro malabares serve para uma comparação entre o maneta em questão e a mídia, tão hávida e patriótica em saber toda a verdade sobre o triste acidente. A mídia caixa-preta já tinha o laudo pronto no momento que a bola de fogo explodiu ao lado da Washington Luiz. O laudo era simplesmente: a culpa é do Lula. O problema é que, com a abertura da caixa-preta, a verdadeira, começaram a surgir novos malabares para o maneta administrar. Como estão aparecendo evidências concretas de que a principal causa do acidente pode ser falha mecânica, ou humana, os fatos estão começando a deixar a mídia gorda desconfortável. Afinal o povo, insulflado por ela, está atento aos fatos e ávido pela verdade.

Estão pairando no ar denúncias de irresponsabilidade por parte da TAM que, mesmo sabendo do problema mecânico, preferiu ganhar mais uns trocados mantendo a aeronave no ar. Isso sim, seria um assassinato. Mas, para a mídia empresarial, é impensável prejudicar um dos seus e, por isso, surge a figura manete que, juntamente com o grooving e o fly-by-wire, se somam para enriquecer o vocabulário do populacho. A caixa-preta revelou que a posição do manete estava errada, com o direito todo para a frente e o esquerdo para trás quando que o certo seria os dois estarem juntos, em idle (outra palavrinha), algo que equivaleria a um ponto-morto. Bem, isso foi o que eu entendi das poucas leituras que eu pude fazer até agora. Peço que me corrijam se eu estiver errado. Juntamente com o manete vem a nova bomba. Que a falha teria sido humana.

Eu não entendo nada de aviação tendo voado, apenas, no Flight Simulator. Mas uma coisa está me deixando cabreiro. A posição do manete, como relevada pela caixa-preta, é muito discrepante da posição correta, dentro dos procedimentos de aterrissagem. Me parece um erro muito grosseiro para pilotos experientes. Afinal, a mesma mídia que agora começa a culpar os pilotos, afirmando agora que um foi demitido da Gol, é a mesma que afirmou que os mesmos eram experientes, com inúmeras horas de vôo. Dá para perceber a mecânica do malabarismo midiático com uma mão só. Como a culpa só pode ser do Lula não existe a possibilidade de termos pilotos incapazes. Agora, como a fogueira se aproxima perigosamente da TAM, resolve-se sacrificar quem não pode se defender.

Então, por enquanto, deixo uma pergunta no ar: e se o piloto, num último momento, deixou o manete na tal posição errada, para tentar compensar o problema do reverso, já sabido pela TAM mas não solucionado? Claro que a pista é curta para aterrissagens de risco mas não teria sido essa a última tentativa de um profissional experiente para tentar evitar o desastre, sabendo das condições em que o avião se encontrava?

A TAM sabia das condições do avião.

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