sábado, 1 de setembro de 2007

Os 50 anos da RBS

Desde ontem os jornais e programas da RBS alardeiam a exposição que comemora os 50 anos de vida (e que vida!) da RBS. O mais venal veículo de comunicação do RS, ocupando um espaço público para fins privados, montou uma exposição cheia de recursos tecnólogicos, bem ao gosto do povão. E tudo isso regido por normas de segurança, distribuição de senhas e quetais, dignos da segurança do Pentágono.
O incauto que for visitar a exposição certamente perceberá algumas lacunas na história deste veículo de comunicação. Não verá o apoio incondicional à ditadura militar e muito menos os benefícios recebidos em troca. Não verá as manipulações das informações nem a blindagem midiática fornecida a certos governos, antigos e atuais, que foram ou são um verdadeiro desastre. Por mim não iria nenhuma autoridade do atual governo. Certamente a família Sirotsky espernearia muito mais do que está esperneando. A petulância desse grupinho de comunicação fica bem evidente se conferirmos o queu o Diário Gauche diz sobre a ausência de Lula no cirquinho montado no Gasômetro.

RBS faz um desagravo à ausência de Lula

O Jornal do Almoço, principal noticiário televisivo do grupo RBS (que apoiou o golpe gorila de 64) sequer fez menção hoje ao meio-dia sobre a presença e a fala da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, ontem na exposição que assinalou o cinqüentenário do grupo midiático.

A ministra compareceu e falou, representando o presidente Lula, na abertura da exposição No Ar - 50 Anos de Vida, ontem, na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. O discurso de Dilma Rousseff pode ser considerado burocrático e pontuado das platitudes de praxe.

O telejornal da RBS também não mostrou imagens e nem registrou as presenças de outros dois ministros do governo Lula, Franklin Martins, da Comunicação Social, e Carlos Lupi, do Trabalho.

O gesto de ignorar completamente os três ministros do governo Lula no principal telejornal do grupo pode ser interpretado como um desagravo à ausência do presidente da República ao evento comemorativo.

 blog it

Nenhum comentário: