Muito didático o texto de Jorge Machado e a pirataria na internet. O cara consegue destruir uns mitos que vem desde os tempos dos filmes de piratas, aqueles caras feios, sujos, maus e sem coração.
Em defesa da Pirataria Legítima Um texto para hackers e leitores inteligentes Jorge Machado versão 1.03 - 24.07.2007 (se copiar esse texto, manter a formatação e estilo)
Nossos amigos da indústria têm usado eficientemente os veículos da imprensa para culpar e criminalizar crianças, jovens e adultos que compartilham arquivos na Internet, tratando-os da mesma forma que aqueles que fazem comércio ilegal. A ambos dão o nome de “piratas”. No nosso ponto de vista,compartilhar é uma coisa, comercializar é outra.
Não culpamos os jornalistas, pois sabemos que a grande mídia não vive do anúncio de gente pequena, mas de grandes empresas. Sabemos que não é escolha deles.
Entendemos que existem algumas confusões a respeito das práticas de compartilhamento. O que são produtos piratas? O que é o compartilhamento pela Internet? Qual é a diferença entre comércio e pirataria? Quem são os piratas? Que tal entendermos o contexto do problema para responder a tais perguntas?
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário